Não é segredo para ninguém que considero os oito anos de mandato como presidente, de Fernando Henrique Cardoso, infinitamente melhores do que a gestão petista com Lula na presidência. Não é questão de opinião, é questão de fato, como mostra a realidade presente.

Uma vez ex-presidente, Fernando Henrique não fugiu a sua natureza, defendendo pautas progressistas, como a legalização da maconha, e não enxergando no petismo um mal a ser combatido. Talvez, creio, esses são seus principais deslizes, mas, muito diferente do outro ex-presidente que faz palestras pagas por empreiteiras.

Pois bem, em abril deste ano, FHC afirmara em entrevista à Folha, que um movimento pedindo o impeachment seria precipitado. Na ocasião, abordamos sua fala AQUI e apontamos suas incoerências e contradições.

E não é que o ex-presidente pelo PSDB começa a mudar de opinião. Será? Quatro meses após aquela entrevista, Fernando Henrique Cardoso publicou um texto em seu perfil do facebook. Nele, faz a seguinte observação:

“O mais significativo das demonstrações, como as de ontem, é a persistência do sentimento popular de que o governo, embora legal, é ilegítimo. Falta-lhe a base moral, que foi corroída pelas falcatruas do lulopetismo. Com a metáfora do boneco vestido de presidiário, a Presidente, mesmo que pessoalmente possa se salvaguardar sofre contaminação dos malfeitos de seu patrono e vai perdendo condições de governar.
A esta altura, os conchavos de cúpula só aumentam a reação popular negativa e não devolvem legitimidade ao governo, isto é, a aceitação de seu direito de mandar, de conduzir. Se a própria Presidente não for capaz do gesto de grandeza (renúncia ou a voz franca de que errou, e sabe apontar os caminhos da recuperação nacional), assistiremos à desarticulação crescente do governo e do Congresso, a golpes de Lavajato. Até que algum líder com forca moral diga, como o fez Ulysses Guimarães, com a Constituição na mão, ao Collor: você pensa que é presidente, mas já não é mais”.

Voltamos

O que vocês nos dizem? Sim, de fato FHC está mais critico ao governo e defende a renuncia da presidente ou um mea-culpa. Isto posto, a única coisa que posso disser é que FHC está errado! Sim, mesmo tentando pegar carona nas manifestações de domingo, suas afirmações não tratam os fatos de forma objetiva. Para isso, destaco do seu texto a seguinte frase, logo no inicio: O mais significativo das demonstrações, como as de ontem, é a persistência do sentimento popular de que o governo, embora legal, é ilegítimo.

Esse é o ponto. Esta é a questão fundamental que induz FHC ao erro. Fernando Henrique Cardoso não mudou sua opinião expressa em abril.

Para que fique claro e que ninguém seja influenciado pelo que diz o ex-presidente. As manifestações que estão ocorrendo país afora, pedindo o impeachment da presidente não se dão por conta da falta de tato político de Dilma Rousseff, ou mesmo por conta das falcatruas ocorridas na gestão Lula. Os pedidos de impeachment ocorrem justamente porque o atual governo, não é apenas ilegítimo, mas, principalmente, ilegal.

O presidente de honra do PSDB esquece-se de apontar as falcatruas já identificadas pelo TCU, referentes as contas de 2014 do governo Dilma e igualmente, esquece-se de mencionar que muito provavelmente, verbas desviadas da Petrobrás abasteceram as campanhas de 2010 e 2014 de Dilma Rousseff.

Nesse sentido, mesmo que para evitar o impeachment Dilma resolva renunciar, sua renuncia não será vista como um “gesto de grandeza”, mas sim, o reconhecimento sincero de que errou, não apenas na condução do país, mas, errou em se permitir fazer parte do projeto de poder engendrado pelo PT, ou seja, não é nada pessoal contra a pessoa Dilma Rousseff, é tudo por conta da sua responsabilidade enquanto Presidente da República. Nesta toada, ela fazer um mea-culpa não irá tornar legal seu governo e muito menos legitimá-lo.

É FHC. Não adianta florear o problema. Tem-se que tomar uma posição clara.

 

Por Jakson Miranda

 

Leia Também:

O ocaso político de FHC

DILMA MANDA TICO E TECO PARA COLETIVA: O RESULTADO FOI RISÍVEL

O Impeachment e a Bíblia

Mais de 6 bilhões de motivos para o Impeachment

Impeachment da presidente Dilma: Fatos novos devem ocorrer

1 thought on “FHC está errado!

  1. Voce não esta considerando que FHC lida com fatos do momento.
    Ainda não temos a condenação de Dilma em nenhuma estância. Não há pronunciamento oficial nem do TCU nem do TSE votado. No TCU há um parecer técnico, ainda não votado, mas relacionado a 2014 mandato anterior. Quanto ao TSE ainda estão na fase de acolher a denuncia e outro processo de verificar as provas.
    Como ele poderia dizer agora que é ilegal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *