Governo Witzel pode ser alvo de CPI do Coronavírus. Só ele?

Ex-secretário de Saúde do Rio Edmar Santos entrega um conjunto de provas contra o governador Wilson Witzel

Parece que a situação do governador Wilson Witzel não é das melhores. Além de ser diagnosticado positivo para o vírus chinês, no campo político o governador se vê em meio a uma forte pressão da oposição.

O governo Witzel pode ser alvo de uma CPI cujo objetivo é investigar as contrações emergenciais e sem licitações a fim de combater o covid-19.

… São citados como supostas irregularidades o aumento de despesas com GEE’s (Gratificações de Encargos Especiais), a compras de equipamentos hospitalares com valor muito acima do mercado e a contratação de OS (Organização Social) para prestação de serviço do Samu (Serviço de Atendimento de Móvel e Urgência).

O valor gasto pelo governo Witzel para combater a pandemia do coronavírus no estado do Rio de Janeiro chega a R$ 1 bilhão. 

A maior parte desse dinheiro, quase R$ 836 milhões, foi destinado para a Organização Social (OS) Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (Iabas).

Essa OS está proibida de participar de novas licitações por dois anos no município do Rio. A decisão da prefeitura foi tomada porque a OS descumpriu contratos e teria cometido erros administrativos graves nas UPAs de Costa Barros e Madureira.

As falhas das OSs geraram prejuízos aos cofres públicos, como desvio de verbas, gastos acima dos valores contratados, falta de pagamento à serviços terceirizados.

É… Parece que os cariocas não conseguem escolher bem seus governantes. Cabral, Pezão e agora, Witzel. Lógico que o atual governador não é acusado de corrupção, todavia, fica difícil imaginá-lo sendo reeleger em 2022.

No mais, as assembleias estaduais de todos os estados da federação, bem como o Ministério Público, deveriam exigir uma rigorosa transparência nos recursos públicos alocados para combater o coronavírus.

Leia também:

Quarentena suspende atendimento em hospital do câncer

Atenção! Cuidado com o COMUNAVÍRUS

Há muita coisa ocorrendo que são no minimo, incomuns.  Alô paulistas, mineiros, baianos, cearenses, capixabas, goianos… Olho em seus governadores!

Por Jakson Miranda

1 thought on “Governo Witzel pode ser alvo de CPI do Coronavírus. Só ele?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *