Presidente Jair Bolsonaro DESPREZA Jornal Nacional

O titulo deste post bem que poderia ser outro, “Presidente Jair Bolsonaro despreza Rede Globo”, todavia, quando se sabe que o jornal nacional é o carro-chefe no noticiário dos Marinhos, o titulo: “presidente Jair Bolsonaro despreza jornal nacional” acaba por englobar toda a emissora.

E como se traduz esse desprezo do presidente Jair Bolsonaro pelo jornal nacional/Rede Globo? Bem, de acordo com o colunista Mauricio Stycer, do UOL, desde que assumiu a presidência, Bolsonaro não deu nenhuma entrevista exclusiva à Globo.

Um levantamento feito pela coluna indica que a emissora de Edir Macedo é, de longe, a favorita de Bolsonaro. Quem chegou mais perto, até o momento, foi o SBT. O canal de Silvio Santos conta oito exclusivas com o presidente. Está empatado com a Band, que também teve direito a oito entrevistas. A RedeTV! conseguiu fazer apenas uma este ano, com Luciana Gimenez. E a Globo, principal canal de TV aberta do país, está invicto – 0 exclusivas com o presidente.

É bom Lembrar que a Globo teve a oportunidade de ter Bolsonaro no Jornal Nacional. Jair Bolsonaro pediu 15 minutos ao vivo no telejornal, quando se propagou a fake news de envolvimento do presidente no caso Marielle Franco. Pelo visto, a emissora declinou da oportunidade.

Leia também:

AFILIADA DA GLOBO DEMITE E JORNALISTA XINGA BOLSONARO

Globo, junto com você?

Assim, podemos concluir que o presidente Jair Bolsonaro e a Globo são como água e óleo, não se misturam.

Ao mesmo tempo, Bolsonaro tem em Edir Macedo um aliado e isso se traduz não apenas nas 13 entrevistas exclusivas à Record, mas também, no repasse de recursos. Sob o governo Bolsonaro, a Globo tem ficado na rabeira nesse quesito.

Em 2017, a Globo ficou com 48,5% dos recursos de publicidade oficial e, em 2018, 39,1%. Neste ano, com base em dados parciais, a fatia despencou para 16,3%. Os percentuais da Record foram de 26,6% em 2017, 31,1% em 2018 e, agora, 42,6%; os do SBT, 24,8%, 29,6% e 41%, respectivamente.

Será que em 2020 Bolsonaro e Globo farão as pazes? Honestamente, enquanto a emissora continuar apostando em pautas progressistas, espero que não; e a postura do presidente deveria ser seguida por todos nós. Sem audiência à Rede Globo!

Por Jakson Miranda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *