Abraham Weintraub é processado e pode ter direitos políticos suspensos

Abraham Weintraub é processado e pode ter direitos políticos suspensos

A imagem é licenciada sob pelo Palácio do Planalto CC BY 2.0

Possível candidato ao governo de São Paulo, Abraham Weintraub é processado pelo MPF e pode ter direitos políticos suspensos

Frequentemente lembrado para disputar o governo do Estado de São Paulo nas eleições de 2022, Abraham Weintraub está sendo processado pelo MPF. Certamente que isso anima a tigrada!

Dito isto, o MPF acaba de informar que ajuizou uma ação civil pública contra o ex-ministro da Educação por ato de improbidade administrativa. Segundo a peça, da quinta-feira da semana passada, Weintraub atentou contra princípios da Administração Pública como moralidade, honestidade e lealdade às instituições, ao proferir reiteradas declarações sobre as universidades públicas brasileiras, enquanto era titular da pasta.

A imposição das sanções descritas na Lei nº 8.429/92 é imperiosa, tendo em vista as infrações praticadas pelo requerido“. Ou seja, de acordo com a denúncia, as declarações de Weintraub sobre a existência de plantações de maconha em universidades, foram “dolosamente ofensivas às comunidades acadêmicas das instituições públicas de ensino superior”. A peça, assinada pela procuradora da República Luciana Loureiro Oliveira na quinta-feira da semana passada e endereçada à Justiça Federal do Distrito Federal.

Leia também:

Guilherme Boulos tenta aproximar esquerda de evangélicos

Doria diz que disputará prévias do PSDB para concorrer à Presidência

Portanto, se condenado, Weintraub, corre o risco de ter seus seus direitos políticos suspensos. Além da obrigação de pagar multa.

Em resumo, Abraham Weintraub está sendo processado, podemos dizer que, num “período bastante oportuno“. Em outras palavras, se condenado, não poderá disputar as eleições em 2022. E isso é tudo o que seus opositores, inclusive no judiciário, querem.

Por Jakson Miranda

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *