Arrecadação do PT cai. Legal ou ilegal?

Leiam reportagem do Estadão.

Demissões, cortes de gastos, aperto orçamentário. Não é apenas o ajuste fiscal proposto pelo governo Dilma Rousseff que tem incomodado o PT. Em meio a uma queda brutal de arrecadação provocada pela redução das doações privadas desde que o tesoureiro João Vaccari Neto passou a ser investigado pela Operação Lava Jato, o partido está enfrentando um ajuste drástico em suas próprias contas.

Depois de mais de uma década de bonança, o partido está sendo forçado a economizar por falta de dinheiro, mesmo diante de um forte aumento do Fundo Partidário neste ano – o Congresso aprovou a elevação de R$ 289,56 milhões pagos em 2014 para R$ 867,56 milhões.

A crise financeira do PT está diretamente ligada à Operação Lava Jato. De acordo com depoimentos colhidos pela Polícia Federal, empresas que prestavam serviços à Petrobrás repassavam parte da propina ao PT por meio de doações oficiais ao partido. Segundo eles, o operador do esquema era Vaccari, que é réu na ação que julga os desvios na estatal. Embora tenham sido feitas dentro da legislação eleitoral, com recibos e registros contábeis, as doações são investigadas como dinheiro de corrupção. Isso afugentou outros doadores. Vaccari tem dito que as doações privadas ao PT simplesmente acabaram. Integra, AQUI

Opinião do Blog.

Alguma dúvida quanto ao PT ter sido abastecido com dinheiro oriundo dos desvios da Petrobrás? Creio que nem o mais fervoroso petista nutra essa dúvida, não obstante, de forma aguerrida, ainda se declaram petistas.

Vejam lá no segundo parágrafo , o período de bonança do PT se dá exatamente no momento em que os desvios de verbas estavam a todo vapor. Coincidência?

São muitas “coincidências” para um mesmo partido e para um mesmo crime: Corrupção. No primeiro mandato de Lula foi o mensalão,  agora, o petrolão. Naquela ocasião, cogitou-se o impeachment de Lula, agora, pede-se o impeachment de Dilma.

Acredito que em 2005/2006 havia muito mais indícios contra o presidente do que agora, contra a presidente. Todavia, como já demonstrei AQUI, não faltam indícios para que o PT deva ser investigado. Por que não?

Tivesse o partido optado por arrecadações legais, será que tivesse tido todo aquele período de bonanças? Será que teria tido essa queda vertiginosa no seu orçamento? Não e não. O PT deliberadamente optou por enriquecer através do crime e deve responder por suas escolhas e decisões.

É salutar que com a mesma força com que pedimos o impeachment de Dilma, ou sua renuncia, também devemos pedir o banimento do Partido dos Trabalhadores, uma vez que o “partido” já não é primário nesse tipo de “rolo”. Investigue-se outras estatais e com certeza, se corrupção houver, o PT estará envolvido.

Que a instituição ora denominada Partido dos Trabalhadores, seja investigada e diante das evidências, condenada a ressarcir os cofres públicos com juros e correção monetária. Tal medida, será mais eficaz e menos emblemática do que qualquer Reforma Politica que se pretenda acabar com a corrupção, em síntese, o fim do PT é um ótimo exercício de justiça.

Leia também:

SÓ O IMPEACHMENT? O PT DEVE SER INVESTIGADO!

O Verdadeiro Lula

A Derrocada do PT

IMPEACHMENT É A NOVA GENI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *