Barroso não quer voto impresso: por que o ministro tem medo?

"Urna eletrônica" por ascomtrerj é licenciado sob CC BY 2.0
Definitivamente o ministro Luís Roberto Barroso não quer o voto auditável ou impresso
É possível que exista uma certa confusão entre muitas pessoas. Afinal, o presidente Bolsonaro quer acabar com a urna eletrônica e retroceder ao voto impresso? De fato, tanto o voto impresso quanto a urna eletrônica são passíveis de fraude e somente o ministro Luís Roberto Barroso ignora isso.
Assim, Barroso se aproveita da ignorância de muitos e fomenta a confusão em relação ao voto impresso, ou melhor, voto auditável. Desse modo, em recente entrevista, Voto impresso trará “caos” para sistema eleitoral, diz Barroso o ministro e atual presidente do TSE disse o seguinte:
“Isso é a negação da democracia. A democracia é um jogo em que as regras valem para todos. Quem ganhar tem o direito de governar e quem perder tem que respeitar a vontade das urnas. Essa história de cantar a existência de fraude antes da divulgação do resultado e colocar sob suspeita um processo eleitoral que jamais identificou qualquer tipo de fraude é problemático”.
Leia também:
CCJ rejeita projeto sobre impeachment de ministros do STF
Em Fortaleza, apoiadores de Jair Bolsonaro são detidos em manifestação
Por outro lado, em sua live de ontem, o presidente Jair Bolsonaro criticou a postura de Barroso e disparou:
“Ele, o Barroso, é o dono do mundo. Só pode ser. O homem da verdade absoluta, que não pode ser contestado. Ninguém mais aceita esse voto que tá ai. A única republiqueta do mundo que aceita isso daí é a nossa”.
De fato é curioso que nenhuma nação com tecnologia muito mais avançada que o Brasil, adote a urna eletrônica que nós adotamos. Em outras palavras, Barroso que tanto fala em democracia e se considera um iluminado, age como um absolutista. Ou seja, não admite que em um pleito, tipico de democracias, exista questionamentos quanto ao resultado.
Em síntese, fica a indagação: a eleição com o voto impresso aliado a urna eletrônica trará mais segurança e transparência ou não? Qualquer pessoa não tem dificuldades em responder que sim, exceto Barroso.
Finalizo
Curiosamente, o Senado Federal lançou uma consulta pública sobre o tema. Por enquanto, o SIM está perdendo para o NÃO. Em suma, acreditamos que esse resultado parcial ocorra por conta da confusão que citamos. Clique AQUI e deixe seu voto.
Por fim, registramos que todos nós queremos fortalecer a democracia. Em contrapartida, estamos convictos que para alguns, tal fortalecimento não é interessante. Enfim, aliar o voto impresso à urna eletrônica não pode ser motivo de medo, ministro Barroso.
Por Jakson Miranda