Bolsonaro e Haddad empatados no 1º turno? Datapoder carece de credibilidade

Foi divulgado neste fim de semana, pelo instituto de pesquisas Datapoder, mais uma sondagem de intenções de voto para presidente. Pela amostragem, Bolsonaro e Haddad estão tecnicamente empatados.

Bolsonaro aparece com 26% das intenções de voto, enquanto Haddad aparece com 22%.

A pesquisa é confiável?

Acredito que hoje poucos são os eleitores que confiam nas pesquisas de intenção de votos. Não é por menos. Eleição após eleição vê-se que importantes institutos atuaram para favorecer esse ou aquele candidato, ou seja, atuavam não para efetivamente saber o humor dos eleitores, mas sim, para agradar ao cliente.

Se este é o caso do Datapoder sinceramente não sei, no entanto, sou levado a considerar que a presente pesquisa do instituto, apontando empate entre Bolsonaro e Haddad, carece de credibilidade.

Leia também:

Por que a esquerda prefere Geraldo Alckmin?

Eleições 2018 – Cuidado! As Fake News querem te enganar de novo

Faço tal observação após analisar o questionário que o Datapoder utilizou na pesquisa. Vale registrar ainda que foi uma aferição feita por telefone.

Mesmo tendo em dúvida a metodologia utilizada pelos institutos Datafolha e Ibope, por exemplo, estes, em suas últimas pesquisas colocam Jair Bolsonaro com 28% das intenções de voto e o segundo colocado abaixo dos 20%. Logo, o resultado do Datapoder é bastante heterodoxo.

Pois bem, é na montagem do questionário que encontra o “x” da questão. Vejam:

Observem que o nome do candidato que em todas as pesquisas aparece em primeiro lugar, não consta na lista dos oito nomes citados pelo áudio telefônico! Em seu favor, o Datapoder pode argumentar que os nomes foram apresentados seguindo a ordem alfabética. De fato, é isto que se constata. No entanto, todos os nomes deveriam ser apresentados ao eleitor ao invés deste ter que digitar um número 9 para ter acesso a sequência dos nomes.

Trata-se assim de uma metodologia que sem sombra de dúvidas, em uma pesquisa que lida com eleitores de todas as classes sociais tem enorme probabilidade de influenciar no resultado final. E ao que tudo indica é o que ocorreu!

Em síntese, um suposto empate técnico entre Jair Bolsonaro e Haddad no primeiro turno não condiz com a realidade de momento. E se não reflete um espelho fiel da realidade, não passa de mais uma forma de tentar confundir o eleitor. Em outras palavras, carece de credibilidade.

Da nossa parte, estaremos sempre atentos e dispostos a esclarecer nosso público!

Por Jakson Miranda

Siga o Voltemos à Direita nas redes sociais e assine a newsletter para receber todos os nossos artigos.

4 thoughts on “Bolsonaro e Haddad empatados no 1º turno? Datapoder carece de credibilidade

  1. O pior de tudo, foi a pesquisa da Globolixo, que faz um questionario de 30 questões e no final mostra um grafico dos presidenciaveis e onde você ficou com as questões.
    Fiz os questionarios, o meu no grafico, ficou quase em cima do Bolsonaro e muito longe dos demais, porem, no resultado, colocava como mais proximo do meu perfil o Geraldo Alckmin.
    Vergonhoso esssa midia, não entenderam que com a esquerda no pais mais uma eleição vai ser todos sensurados, não apenas a direita mais sim todos que forem contra essa ditadura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *