Cade irá investigar monopólio da Globo no futebol

Por Marcio Cabral de Moura CC BY-NC-ND 2.0
Cade abre inquérito para apurar suposto monopólio da Globo no futebol
O Cade instaurou nesta sexta-feira (25) inquérito para investigar suposto monopólio da Rede Globo dos direitos de transmissão do futebol.
O procedimento foi aberto depois de denúncia feita por 1 clube de futebol, que não teve o nome revelado pelo Cade.
A acusação é de que a “Globo estaria valendo-se de ações judiciais para impedir que sua concorrente, Turner, transmita jogos do Campeonato Brasileiro”. O Grupo Turner (dono do canal TNT) é concorrente da emissora pelos direitos de transmissão da competição.
A Globo entrou com processo para que a TNT não tivesse o direito de transmitir jogos em que os mandantes tenham contrato com a Turner, mas os visitantes tenham firmado compromisso com a TV carioca.
Como resultado, a atitude da emissora viola a Medida Provisória 984 de 2020, batizada de Lei do Mandante. Segundo a MP, os clubes mandantes detêm os direitos de transmissão de seus jogos, independentemente do contrato assinado pelos visitantes.
E o mais importante é que de acordo com a acusação recebida pelo Cade, a Globo “estaria impondo preços diferentes para aqueles clubes que tivessem contratos com outras emissoras”.
Com informações do Poder 360
Em suma, é mais uma dor de cabeça para a “poderosa” Rede Globo.
Da Redação