Crescimento chinês no primeiro trimestre registra recorde

A imagem é licenciada por archer10 (Dennis) CC BY-SA 2.0
PIB chinês teve 18,3% de crescimento no primeiro trimestre de 2021
O Produto Interno Bruto (PIB) chinês teve crescimento de 18,3% no primeiro trimestre de 2021 em relação a igual período do ano anterior. De acordo com os dados, a taxa recorde de crescimento se deu por conta da depressão induzida pelo coronavírus no início de 2020.
Seja como for, a expansão do PIB nos três primeiros meses do ano superou em muito a alta interanual registrada no último trimestre de 2020, de 6,5%. Mesmo assim, o resultado ficou abaixo da expectativa de economistas ouvidos pelo Wall Street Journal, que previam avanço de 19,2%.
Nesse sentido, a economia chinesa registrou expansão de 0,6%. Ou seja, o resultado representa desaceleração em relação ao ritmo observado no quarto trimestre de 2020, quando houve crescimento de 2,6% nessa base.
Leia também:
Em 2022 Lula poderá ser o peão do establishment
O câncer do Brasil: Como iremos vencer a guerra?
Analistas antecipavam um forte crescimento do PIB chinês na comparação com o primeiro trimestre de 2020, quando a economia do país sofreu uma contração recorde de 6,8% em meio às medidas de restrição adotadas para conter a propagação do coronavírus.
A produção industrial da China avançou 14,1% em março em relação a igual mês do ano anterior. O resultado ficou abaixo da expectativa de economistas consultados pelo Wall Street Journal, que previam alta de 16,5% para o indicador.
Em conclusão, o vírus se espalhou pelo mundo e ainda hoje está aí causando estragos: vidas perdidas, fome, desemprego. Todavia, tal estrago não se observa quando olhamos o crescimento chinês. Talvez, a covid-19 sofra de sinofobia. Ou, são apenas coisas que se encaixam na Teoria das Coincidências.
Por Jakson Miranda