E agora…? É o fim da Lava Jato?

E agora...? É o fim da Lava Jato?

Bolsonaro diz que ‘acabou’ com a operação Lava Jato porque governo ‘não tem mais corrupção’. É o fim da Lava Jato?

E agora…? Bolsonaro decretou o fim da Lava Jato? Pela narrativa da mídia, sim. Vejamos.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (7), que “acabou” com a operação Lava Jato. Isso porque, segundo o presidente, no seu governo não há corrupção.

Jair Bolsonaro deu a declaração em cerimônia sobre medidas para a aviação civil, no Palácio do Planalto. Em pronunciamento, o presidente destacou que em seu governo as pessoas são confiáveis e não há interessados em “criar dificuldade para vender facilidade“.

Em seguida, Bolsonaro disse que essa “ausência de corrupção” não seria uma virtude, e sim uma obrigação.

Eu sei que isso não é virtude, é obrigação, mas nós fazemos um governo de peito aberto. Quando eu indico qualquer pessoa pra qualquer local, eu sei que é uma boa pessoa, tendo em vista a quantidade de críticas que ela recebe em grande parte da mídia“, disse Bolsonaro.

Colocando os pingos nos is…

Obviamente que a imprensa usará a fala do presidente para especular interferência do Executivo na PF ou no MPF. Daqui a pouco teremos mensagens do ex-ministro Sergio Moro e de toda a turma “lavajatista“. Somos contra a Lava Jato? É claro que não! Qual cidadão honesto seria?

Todavia, é fato que já são 22 meses sem nenhum caso de corrupção no governo federal. Em outras palavras, isso significa que Bolsonaro está certo. É o fim da Lava Jato!

Para sermos ainda mais didáticos, o que o presidente quis dizer é que a medida que inexiste casos ou suspeita de corrupção no governo, a operação Lava Jato perde sua razão de existir.

Por outro lado, “acabar” com a Lava Jato não significa deixar de combater a corrupção. O “covidão” é prova disso. Enfim… A Lava Jato não é sinônimo de combate a corrupção. É um case no combate a corrupção. Ou seja, um dia a operação chegará ao seu fim, porém, a partir do seu exemplo, outras operações surgirão. Para investigar corrupção no atual governo ou em qualquer outro. Simples assim.

Por Jakson Miranda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *