Entenda porque Felipe Neto não foi preso

Felipe Neto não foi preso

Youtuber Felipe Neto não foi preso e dificilmente será. Entenda o motivo

O famoso youtuber Felipe Neto resolveu chamar o presidente Bolsonaro de genocida e por isso foi intimado a depor, porém, não há no horizonte, a menor possibilidade dele ser preso.

Sim, o youtuber acusou o presidente de cometer um crime e justificou sua fala da seguinte forma:

Ele se recusou a comprar a vacina, é contra o uso de máscara; de que outra forma eu poderia chamá-lo? Colegão? Amigo do povo?

Consequentemente, Neto, perante a justiça brasileira, se enquadrou tanto na Lei de Segurança Nacional, quanto no Código Penal.

O crime cometido é contra a honra, que é ofender a pessoa. Esse caso específico tem um duplo lado. Tanto está previsto no Código Penal, como na Lei de Segurança Nacional. É um dos poucos casos, por exemplo, em que se você ofende [o presidente da República], pode ser crime da Lei de Segurança Nacional ou crime do Código Penal”, disse o delegado Pablo Sartori.

Enquanto que a Lei de Segurança Nacional versa sobre crimes que lesam ou expõem a perigo de lesão a pessoa dos chefes dos Poderes da União, o Código Penal trata da pessoa civil. Assim, pelo Código Penal, Felipe Neto pode ser acusado dos crimes de calúnia e difamação.

Youtuber ficou com medo

Fiquei espantado quando vi que estava sendo acusado de crime contra a segurança nacional”. Disse em vídeo.

Como resultado do seu espanto ou medo, o youtuber contou com a solidariedade da grande mídia e demais influenciadores, como o desafeto Nando Moura.

Por outro lado, chega a ser vergonhoso que um homem como Felipe Neto se espante à uma simples intimação.

Finalmente, respondo a pergunta: por que Felipe Neto não foi preso? Simples. Porque no Brasil, ainda resta um pouco de justiça. Ou seja, o youtuber desfruta da justiça que não teve o deputado federal Daniel Silveira.

E vejam só que ironia! O mesmo Felipe Neto que alegrou-se com a prisão do deputado, agora, teme ao ser acusado de um crime e ter que prestar depoimento.

Enfim, devemos lutar por liberdade de expressão, algo que o youtuber confunde com cometimento de crime. Também devemos lutar por justiça, coisa que Felipe Neto confunde com prisão arbitrária e persecutória.

Em conclusão, Felipe Neto não foi preso porque na justiça existe a presunção de inocência. Daniel Silveira foi preso porque onde não há justiça, inexistem inocentes, apenas amigos ou inimigos da Corte.

Por Jakson Miranda

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *