Hoje é dia das mães e o que dizer para as mães de Saudades?

Hoje é dia das mães e o que dizer para as mães de Saudades?

"Feliz Dia das Mães! Feliz Dia das Mães !" é licenciada sob por Eduardo Amorim CC BY-NC-SA 2.0

Para a grande maioria das famílias, hoje, dia das mães, será um dia de festa, exceto para três mães da cidade de Saudades

Hoje é dia das mães e pensávamos em escrever algo que homenageasse as mães que nos leem. Todavia, é impossível falarmos deste dia sem lembrarmos da tragédia que aconteceu na cidade de Saudades.

Assim, vamos fazer um breve exercício e imaginarmos uma volta no tempo.

Uma fria manhã de outono, terça-feira, 04 de abril de 2021. Três famílias acordam e dão inicio à rotina do dia. Logo, acordam as crianças, quase bebês. Os pequenos querem continuar dormindo. Todavia, precisam ir à creche. Desse modo, ainda sonolentos, seus pais (provavelmente a mãe) trocam as roupas dos filhos. Conversam carinhosamente. Brincam. Em seguida, vem o café da manhã (leite?). O lanchinho para comer na creche já está pronto. E seguem rumo ao local.

É provável que a “tia” estivesse no portão, a espera. Beijos e abraços de boas-vindas e de bom dia. Beijos e abraços de despedida: “mamãe vai vir lhe buscar“! “Se divirta com seus coleguinhas“! Enfim… Creio que não precisamos continuar.

De fato, o dia das mães não será o mesmo para essas mães que perderam seus bebês. Com efeito, não é natural que os pais enterrem seus filhos e muito menos quando esses filhos são pequenos e em plena saúde.

A tragédia de Saudades foi esquecida

Dito isto, logo depois da tragédia ocorrida no município de Saudades, veio a morte do ator Paulo Gustavo. Um dia após, escrevemos o post Paulo Gustavo morreu e quem venceu o bbb 2021? nele, deixamos o seguinte registro:

O fato é que nas redes, os assuntos mais citados são o ator Paulo Gustavo e a curiosidade em saber quem venceu o bbb 21. Sinais dos tempos! Aliás, a medida que o dia de ontem foi avançando, pouco a pouco se esvaneceu da mente de muitos o trágico ocorrido na cidade de Saudades. Em síntese, para esse fato, o luto ou a tristeza durou apenas alguns minutos.  

Só que o ocorrido em Santa Catarina não foi esquecido pela morte de Paulo Gustavo ou por quem venceu o bbb 21. Mas, deu lugar à morte de bandidos fortemente armados. Fato ocorrido em Jacarezinho. Em resumo, a grande mídia está aos prantos pelo ocorrido. A inexistência do senso de proporções só não é superada pela descabida bandidolatria. Assim sendo, a mídia e seus especialistas fazem suas escolhas, contrárias àquilo que o cidadão de bem escolhe.

Mas, não é disto que estamos falando!

Ao mesmo tempo que sentimos a necessidade de falarmos sobre as mães que perderam seus anjos, falta-nos palavras. Sobretudo neste dia das mães. O que dizer?

O consolo vem de Deus

Obviamente que as únicas palavras que podemos dizer é lembrar-lhes que Deus consola aqueles que sofrem. De fato, em momentos como o ocorrido na última terça-feira, a única resposta e o único amparo é nosso Senhor. Não obstante, estamos falando de mães, que no dia das mães não estão com seus filhos, que lhes foram arrancados.

“Nossos filhos e nossas filhas foram arrancados e levados de nós. Ouça a batida do coração deles… No vento nós ouvimos o sorriso deles. Na chuva nós vemos as lágrimas deles…” 

Sem dúvida, é uma dor dilacerante.

Assim, ao lembrarmos da dor daquelas mães e de tantas outras, invariavelmente lembro de Maria, Nossa Senhora, ou, mãe de Jesus. Lamentavelmente, esquecida por muitos nessa modernidade. Sim, Maria viu seu filho sofrer. E também o viu ser crucificado e morto.

Do mesmo modo que Maria, com fé, aceitou os desígnios de Deus para conceber. De igual modo, com fé, aceitou o plano final.

Com efeito, não há palavras para confortar o coração daquelas mães. Todavia, deve haver fé. Isto é, que elas possam seguir o exemplo de Maria, ou ainda, que elas busquem o auxílio daquela que conhece dor semelhante. E acima de tudo, tenham a certeza de que seus pequenos, neste momento, estão desfrutando as graças do Paraíso.

Enfim, neste dia das mães, é isso que conseguimos dizer às mães de Saudades.

Por Jakson Miranda

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *