Lula-lá: Sentença de Moro deve sair até julho

Caso não haja atrasos, no máximo em julho saberemos qual a sentença de Moro no processo em que Lula é réu.

Leiam

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode ser sentenciado pelo juiz federal Sergio Moro, da Operação Lava Jato, em Curitiba, até o final de junho – se não houver suspensões do andamento processual –, por corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do tríplex do Guarujá (SP).

O interrogatório de Lula desta quarta-feira (10), o Dia D da Lava Jato, marca o final da etapa de oitiva dos réus do processo em que ele é acusado pela Procuradoria-Geral da República por suposto recebimento de R$ 3,7 milhões em propinas da construtora OAS.

O Ministério Público Federal imputa prática de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro – pena prevista de até 22 anos de prisão, se condenado. A ampliação, reforma e decoração de um tríplex, no Guarujá, e o custeio do armazenamento de bens, de 2011 a 2016, seriam “benesses” dadas ao petista, em troca de negócios na Petrobras.

O interrogatório é a oportunidade dos réus do processo falarem sobre as acusações de crimes que são imputadas a ele e marca o fim da etapa de instrução da persecução penal. Os outros seis réus do processo já foram interrogados por Moro. Lula é o último deles.

Terminada a fase de interrogatórios dos réus, o juiz abre prazo de 10 dias para o Ministério Público Federal fazer suas alegações finais da acusação contra Lula e os demais réus. Entregue os memoriais ao juízo, é aberto mais 10 dias para as alegações finais da defesas.

Superada essa etapa, Moro começa a contar o prazo para sua sentença, o que deve acontecer entre o final de junho e meados de julho, se não houver suspensão do processo.

Nas últimas duas semanas, os advogados de Lula tentaram suspender a ação penal do tríplex, com recursos, que foram negados por Moro, pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre, segunda instância da Lava Jato, e no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Julgado em primeira instância, se for condenado por Moro, o TRF passa a julgar a apelação das defesas. Em outros processos da Lava Jato, as ações levaram, em média, um ano para serem julgadas.

Encerramos

Qual será a sentença de Moro? Melhor, alguém acredita na inocência do palhaço Jararaca? Bem, é claro que se trata de uma pergunta retórica, mas, se tal disparate vier a ocorrer, o famoso triplex do Guarujá será o primeiro imóvel sem dono, mas que a construtora o fez pensando em um único dono…

Deixe seu voto

[polldaddy poll=”9744339″]

Por Jakson Miranda

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS! 

[aps-counter]

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *