Pedido de inquérito contra Toffoli repercute entre senadores

Pedido de inquérito contra Toffoli repercute entre senadores

"Câmara do Senado Federal" é licenciada sob por Marinelson Almeida Silva CC BY 2.0

Após PF fazer pedido abertura de inquérito contra Dias Toffoli, senadores cobram investigação

Conforme noticiado ontem, a PF foi ao STF pedir abertura de inquérito contra Dias Toffoli. Nesse sentido, o caso já repercute entre alguns senadores, que cobram investigação do ministro. Não obstante, petistas e tucanos, ou seja, a esquerda, são contra.

Aliás, em nosso post de ontem, Dias Toffoli entra na mira da PF por suposta venda de decisões deixamos claro que é pouco provável que os ministros do STF aceitem o pedido da PF contra Dias Toffoli. De fato, os ministros já se manifestaram sobre o pedido e indicam que o mesmo tem chances mínimas de prosperar. Logo, o tribunal irá arquivar.

Em contrapartida, alguns senadores já se posicionaram favorável ao inquérito da PF contra Dias Toffoli. Dentre esses senadores, está Lasier Martins (Podemos-RS). De acordo com Lasier,

São seguidos os rumores sobre o Toffoli, principalmente com relação à libertação tão rápida do José Dirceu, quando [Toffoli] deveria ter se dado por impedido, pois trabalhou na Casa Civil com ele. Há alguns casos na vida dele que recomendam a investigação“.

Continua o senador,

Se agora tem mais esse fato, que provoca uma investigação, acho que tem de fazer mesmo“.

Por fim, conclui Lasier Martins,

Por mim, já teria aberto um processo de impeachment, mas não tem clima. É muito difícil. Em primeiro lugar, a pandemia torna tudo mais difícil. Segundo, há uma predisposição que vem desde os tempos do Renan Calheiros [MDB-AL] de não quererem conflitos com os outros Poderes. Neste momento, não dá. Mas, quando nós voltarmos às sessões presenciais, talvez dê para discutir“.

Leia também:

PL 4754/16 quer barrar ativismo do STF – Esquerda é contra

Por que pedidos de impeachment contra STF não avançam?

Na mesma linha de Martins, Alessandro Vieira (Cidadania-SE), enxerga como positivo o inquérito contra Toffoli.

Venho defendendo há muito tempo a necessidade de apurar a conduta de alguns ministros do Supremo. Espero que a Justiça se mostre igual para todos e a investigação tenha andamento, pois as denúncias são gravíssimas.

No entanto, há aqueles que são contra. Obviamente que estamos falando dos petistas e tucanos. Assim, para o senador Izalci Lucas (PSDB-DF), somente a delação de Cabral não é suficiente para que o Senado tome alguma iniciativa em relação a Toffoli.

Tem de ver se tem alguma fundamentação, tem de apurar. Qualquer um que tenha indícios com provas, óbvio, tem de ser apurado. Não adianta só a palavra de alguém. Tem de ver as provas, se ele [Cabral] tem como provar, cabe, inclusive, outras coisas, não só impeachment.”

E não poderia faltar o petista Humberto Costa (PT-PE). Este, sai em explicita defesa de Toffoli e diz que o ministro é uma pessoa ilibada. “Toffoli é uma pessoa ilibada. Acho que é tentativa de desgastar o STF“.

Por fim, lembramos que se é possivel criar uma CPI, também é possível discutir a conduta de ministros do STF. Toffoli, pode até escapar desta. Mas, cedo ou tarde a justiça chegará ao Supremo.

Por Jakson Miranda

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *