Por 5G chinesa Kátia Abreu quer Ernesto Araújo fora

Por 5G chinesa Kátia Abreu quer Ernesto Araújo fora

Senadora Kátia Abreu admite que quer a 5G chinesa no Brasil, Ernesto Araújo é o problema

O chanceler Ernesto Araújo, usou o twitter na tarde deste domingo (28), para relatar diálogo com a senadora Kátia Abreu. De acordo com Araújo, a senadora pediu-lhe um aceno em favor da 5G chinesa no Brasil. Em outras palavras, Kátia Abreu quer a 5G chinesa no Brasil!

Em 4/3 recebi a Senadora Kátia Abreu para almoçar no MRE. Conversa cortês. Pouco ou nada falou de vacinas. No final, à mesa, disse: “Ministro, se o senhor fizer um gesto em relação ao 5G, será o rei do Senado.” Não fiz gesto algum“.

Certamente que se esperava uma resposta da senadora, como de praxe, afirmando que o ministro havia interpretado errado, ou coisa do tipo. Não! Em nota divulgada à imprensa, Kátia Abreu além de atacar Ernesto Araújo, confessou nas entrelinhas que quer sim a 5G chinesa.

A saber.

“Defendi que os certames licitatórios não podem comportar vetos ou restrições políticas. Onde está em jogo a competitividade de nossa economia, como no caso do leilão do 5G, devem prevalecer os critérios de preço e qualidade, conforme artigo “O Céu é o Limite” que divulguei na Folha de S.Paulo (21/03/21)”.

Pois, segundo a senadora, impedir a China de participar do leilão 5G pode prejudicar o Brasil.

“Ainda alertei esse senhor dos prejuízos que um veto à China na questão 5G poderia dar às nossas exportações, especialmente do Agro, que vem salvando o país há décadas. Defendi também que a questão do desmatamento na Amazônia deve ser profundamente explicada ao mundo no contexto da negociação para evitar mais danos comerciais ao Brasil”.

Ou seja, o leilão da 5G é o principal motivo para o Congresso querer a saída de Araújo. Em prol do 5G chinesa, a senadora Kátia Abreu atua pela demissão do ministro.

O que fazem senadores e deputados? 

Em síntese, como afirmamos no post Arthur Lira hoje é um aliado da China, há um lobby sem precedentes no Legislativo.

“Apesar de ser possível a esquerda e o “Centrão” terem fechado questão nesse tema por oportunismo e poder, a verdade é que o atual cenário leva-nos a crer que se trata de um enorme lobby externo. EUA ou China? Afinal, são justamente essas duas pastas que lidam diretamente com interesses internacionais”.

Assim, naquele post, registramos nossas impressões.

Por certo que a pandemia da covid-19 e a busca por vacinas, tornou-se o principal argumento para tudo. Desde suprimir nossas liberdades à negociatas. Decerto que a despeito do caos que se instalou, não podemos perder de vista que a Huawei e a internet 5G são de vital importância. Já que são questões que mexerão com a toda a geopolítica“.

Em suma, estávamos certos! Somos um blog de direita pequeno, mas, não somos bobos!

Leia também:

E se Bolsonaro demitir Ernesto Araújo?

Comunidade Brasil & Israel defende Filipe Martins

De todo modo, é preciso questionar se isso é uma atribuição de um senador, no caso, senadora. Kátia Abreu está mesmo preocupada com as exportações brasileiras para a China? Caso a China deixe de comprar do Brasil, de quem mais comprarão?

Ademais, a postura dos parlamentares brasileiros nessa questão do 5G destoa daquilo que vem se observando em outros países do mundo. Não apenas o Reino Unido baniu a Huawei, mas também a Suécia e a Alemanha.

A menos que o Brasil tenha mais a perder do que todos esses países citados acima, o argumento da senadora não faz o menor sentido. Logo, quais as motivações para que senadores e deputados façam tamanha pressão?

Isto é, estão atuando em defesa da Soberania Nacional ou contra os interesses do Brasil?

Conclusão

Portanto, dado todo o contexto, não há outra saída ao presidente da República se não manter e fortalecer Ernesto Araújo no cargo. Do contrário, ficará ainda mais enfraquecido. Enfim, se sair Ernesto Araújo, esperaremos pela próxima cabeça que será pedida, pelo Congresso, pelo STF ou por ambos.

Por Jakson Miranda

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *