Por que Arthur Lira quer a saída de Ernesto Araújo?

"Audiência com o deputado Arthur Lira. Brasília, 05/10/2017. Foto: Erasmo Salomão/MS" é licenciada sob por Ministério da Saúde CC BY-NC-SA 2.0
Jair Bolsonaro é pressionado por Arthur Lira para exonerar o ministro Ernesto Araújo
Não são apenas os partidos de esquerda que querem a saída do chanceler Ernesto Araújo, Arthur Lira também entrou na “jogada“.
Segundo o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), o Arthur Lira, presidente da Câmara, acionou o “sinal amarelo” para Ernesto Araújo. Em outras palavras, Lira quer a cabeça de Araújo.
“O deputado Arthur Lira tinha se manifestado já na reunião do Planalto diretamente ao ministro Ernesto Araújo. Na sua visão, China e Estados Unidos podem nos ajudar a antecipar a entrega de vacinas. Dentro da visão pragmática do deputado Arthur Lira, o governo tem que tomar medidas claras para ser ajudado na pandemia”, Disse Ricardo Barros em entrevista ao programa Opinião no Ar, da RedeTV!
Por outro lado, Barros foi político ao ponderar que é o presidente quem nomeia ou exonera ministro.
Em contrapartida, destacou que o objetivo de todos é o combate à pandemia. Ou seja, para ele, Arthur Lira “…Apenas reflete a ansiedade de todos os brasileiros para que haja uma direção harmônica no combate à covid-19. Para a sociedade, é muito confuso, é uma crise muito grande.”
Leia também:
O Estado é o único deus da esquerda
Entenda o real problema do comunismo
De todo modo, nessa queda de braço, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, saiu em defesa do chanceler. Por meio das redes sociais, o filho do presidente ponderou que sob o comando de Ernesto Araújo, o Brasil de “anão diplomático financiador de ditaduras para grande parceiro de importantes países“.
O alvo da vez da imprensa e da esquerda é o Chanceler Ernesto Araújo, que vem mudando a política internacional brasileira.
Em 2 anos, fomos de anão diplomático financiador de ditaduras para grande parceiro de importantes países.
O ministro @ernestofaraujo tem todo meu apoio. 🇧🇷 pic.twitter.com/CNnsBnHgi9
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) March 25, 2021
Ademais, Lira conquistou o comando da Câmara com forte apoio do governo Bolsonaro, que tinha como objetivo derrotar Rodrigo Maia.
Conclusão
Em suma, fazendo um retrospecto, registramos que foi com auxilio de Rodrigo Maia que o governo teve de demitir Weintraub. Assim, no atual contexto, duas perguntas devem ser feitas:
Em primeiro lugar, Arthur Lira irá provocar a demissão de Araújo? Em segundo lugar, quais os objetivos de Lira com essa demissão?
Por Jakson Miranda