Produção da Coronavac não foi interrompida, diz Butantan

Produção da Coronavac não foi interrompida, diz Butantan

A imagem é licenciada sob by Ministério da Saúde CC BY-NC-SA 2.0

Segundo a CNN Brasil o Butantan interrompeu a produção da Coronavac

O Instituto Butantan paralisou, nesta quarta-feira (7), a produção da Coronavac, vacina contra a covid-19. Conforme informou a CNN Brasil. De acordo com a TV, três fontes diferentes ligadas ao Instituto confirmaram a informação.

Segundo a emissora, o motivo seria a falta do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) – a matéria-prima necessária para fabricar os imunizantes. O próximo carregamento do material, vindo da China, tinha previsão de chegar na próxima sexta-feira (9). No entanto, houve adiamento na entrega, como confirmou o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), hoje.

Assim, o novo prazo para a chegada do IFA é o dia 15 de abril. Embora o Butantan tente adiantar a entrega. Em contrapartida, a pausa na fabricação não deve impedir as entregas da próxima semana.

Leia também:

Vacinas pela iniciativa privada avança na Câmara

Se Paulo Lemann não quer vacinas Tabata é contra

A decisão do STF sobre as igrejas e o desprezo de Gilmar Mendes

Em nota oficial, o Butantan negou que tenha suspendido a produção da Coronavac e afirmou que todas as doses provenientes do IFA recebidas da China já foram envasadas.

Nesse sentido, o Instituto ressaltou que tem cerca de 2,5 milhões de doses prontas que aguardam o prazo do controle de qualidade antes de serem entregues ao PNI.

Por fim, o Butantan assegura que conseguirá entregar as 46 milhões de doses prometidas até o fim deste mês ao Ministério da Saúde. Isso porque os insumos previstos para a próxima semana devem ser suficientes para atingir a meta. Quem fornece o insumo é a empresa chinesa Sinovac, que trabalhou junto ao Butantan para trazer a vacina ao Brasil. O país ainda não tem produção própria de IFA.

Por Jakson Miranda

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *