Projeção do PIB aponta para recuperação econômica

Projeção do PIB aponta para recuperação econômica

PIB tem melhor projeção em quatro meses mas inflação continua a acelerar

Analistas do mercado financeiro retomaram a perspectiva de melhora na projeção do PIB, ou seja, da economia brasileira em 2020. Segundo dados compilados pelo Boletim Focus divulgados nesta segunda-feira, 14, o PIB (Produto Interno Bruto) do país deve recuar 5,11%.

A previsão é 0,2% melhor que na semana passada, quando o mercado quebrou uma sequência de nove semanas de ajustes positivos, e alcança um patamar de projeção visto em maio, quando ainda se tentava entender os impactos da crise provocada pelo novo coronavírus na economia brasileira. Na ocasião, em 18 de maio, a projeção era de -5,12%. Com a retomada gradual das atividades e o reaquecimento de setores como comércio e indústrias, a fase mais aguda da crise ficou para trás e o desafio agora é a recuperação da economia.

As projeções do PIB passaram por estabilização em junho e as previsões passaram a melhorar em julho e agosto com a reabertura gradual das atividades. Os dados do Focus não indicam uma recuperação em “V”, jargão econômico para mostrar uma volta rápida, mas há indicativo de recuperação da economia, mesmo que lenta.

Com informações de Veja

Da Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *