TRE-RJ torna Crivella inelegível até 2026

TRE-RJ torna Crivella inelegível até 2026

A imagem é licenciada sob pelo Palácio do Planalto CC BY-NC-SA 2.0

A decisão torna o prefeito Marcelo Crivella inelegível já para as eleições deste ano; defesa contesta

O TRE-RJ confirmou na tarde desta quinta-feira, 24, a decisão de tornar o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) inelegível – ele tenta a reeleição em novembro. Recai sobre Crivella a acusação de abuso de poder e prática de conduta vedada.

Ademais, o colegiado de sete magistrados já havia formado maioria para proibi-lo de concorrer a cargos públicos até 2026. Um julgador, contudo, tinha pedido mais tempo para analisar o processo.

Marcelo Crivella já anunciou que vai recorrer da decisão. Ele pode levar o caso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ao Supremo Tribunal Federal (STF). Enquanto isso, adversários podem impugnar sua candidatura – que já está registrada – com base no entendimento do TRE. O tribunal afirma que ele já está inapto para a disputa deste ano, enquanto a defesa acredita que é possível concorrer enquanto recorre.

O breve julgamento de hoje marcou a estreia de Rodrigo Roca como advogado de Crivella. O defensor é o mesmo que atua para Flávio no caso das “rachadinhas” na Assembleia Legislativa, de quando o filho do presidente era deputado estadual.

Com informações do Portal Terra

Em outra polêmica, os vereadores fluminenses rejeitaram abertura de impeachment contra Marcelo Crivella.

Da Redação

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *