Vacina brasileira do Butantan foi criada nos EUA

"Coletivo de imprensa para apresentação da vacina Coronavac" é licenciada sob by Governo do Estado de São Paulo CC BY 2.0
João Doria anuncia vacina brasileira do Butantan, desenvolvida por especialistas dos EUA
Na manhã de hoje (26), o governador de SP, João Doria, participou de coletiva de imprensa no Butantan para anunciar uma vacina 100% brasileira.
No entanto, segundo relata a Folha de S. Paulo, a chamada vacina brasileira, ou, Butanvac, teve seu desenvolvimento iniciada no Hospital Mount Sinai, EUA.
“A Butanvac, candidata a vacina anunciada pelo Instituto Butantan como sendo o primeiro imunizante 100% nacional, foi desenvolvida nos Estados Unidos, na Escola de Medicina Icahn do Instituto Mount Sinai, segundo afirmou a instituição à Folha“.
E ainda,
“Realizamos com sucesso experimentos com nossa vacina baseada no vírus da doença de Newcastle [NVD, um tipo de gripe aviária]. Enquanto isso, iniciamos testes de fase 1 no Vietnã e na Tailândia com a nossa nova geração (melhorada) de vacina de Covid. Estamos conduzindo um teste de fase 1 aqui no Mount Sinai”, escreveu o diretor em email.
“Sim, também temos um acordo com o Instituto Butantan para entrar em testes clínicos no Brasil usando nosso vetor de vacina NVD. Também estamos desenvolvendo vacinas para variantes da Covid-19 baseadas nas versões sul-africana e brasileira para o Instituto Butantan“.
Leia também:
Dono da Havan quer doar vacinas ao SUS
Arthur Lira hoje é um aliado da China
Certamente que se trata de uma situação constrangedora. A fim de faturar politicamente, João Doria omitiu tal informação em sua coletiva. Ainda mais constrangedor ficou a situação do Instituto Butantan. De fato, é preocupante que um instituto de pesquisa se curve a interesses políticos.
Com efeito, em nenhum momento Doria e Dimas Covas mencionaram a parceria com o hospital Mount Sinai.
Em resumo, João Doria afirmou se tratar de uma vacina 100% brasileira. E no mesmo dia, suas palavras foram confrontadas por especialistas americanos.
Por Jakson Miranda