Vacina da AstraZeneca causou a morte de gestante? Ministério investiga

Vacina da AstraZeneca causou a morte de gestante? Ministério investiga

Ministério da Saúde investiga morte de gestante após receber vacina da AstraZeneca

O Ministério da Saúde investiga um caso de morte de uma gestante que recebeu a vacina da AstraZeneca no Rio de Janeiro. De acordo com a pasta, em nota enviada à coluna Painel, da Folha, “reavalia a imunização no grupo de gestantes sem comorbidades”.

Portanto, “O Ministério da Saúde informa que foi notificado pelas secretarias de Saúde Municipal e Estadual do Rio de Janeiro e investiga o caso“.

E ainda,

Cabe ressaltar que a ocorrência de eventos adversos é extremamente rara e inferior ao risco apresentado pela Covid-19.Neste momento, a pasta recomenda a manutenção da vacinação de gestantes, mas reavalia a imunização no grupo de gestantes sem comorbidades”.

Leia também:

Agnaldo Timóteo tomou vacina: Coronavac é segura?

Prefeitura de São Paulo entra na fila por vacina de Cuba

Assim, de acordo com a Folha, a Anvisa também emitiu nota técnica em que recomenda a suspensão imediata do uso da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca/Fiocruz em gestante, mas sem dizer em que caso específico se baseou para tomar a decisão.

Desse modo,

O uso ‘off label’ de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente. A bula atual da vacina contra Covid da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina sem orientação médica”, diz comunicado da Anvisa.

Enfim, fez-se vacinas a toque de caixa. Ou seja, sem saber efetivamente a reação, seja da vacina da Astrazeneca, seja da Coronavac. Todavia, apesar dos efeitos das vacinas, devemos acreditar que são seguras. É o que diz a “ciência“. Mas, o fato é que demorará anos para se chegar a uma vacina efetivamente segura e eficaz.

Por Jakson Miranda

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *