Veja precisa demitir Ricardo Noblat

colunista de Veja, Ricardo Noblat, usou o twitter para sugerir o suicídio tanto de Donald Trump quanto do presidente Jair Bolsonaro

A imagem é licenciada sob pela Televisão Cultura CC BY 2.0

A Veja, que abriga em seu quadro o militante Ricardo Noblat como colunista, diz repudiar declaração feita no twitter  

O “jornalista” e colunista de Veja, Ricardo Noblat, usou o twitter para sugerir o suicídio tanto de Donald Trump quanto do presidente Jair Bolsonaro.

Se Trump optar pelo suicídio, Bolsonaro deveria imitá-lo. Mas para que esperar pela derrota na eleição? Por que não fazer isso hoje, já, agora, neste momento? Para o bem do Brasil, nenhum minuto sem Bolsonaro será cedo demais”, disse Noblat.

Em nota, Veja disse repudiar a declaração do seu colunista.

VEJA repudia com veemência a declaração do colunista Ricardo Noblat, publicada em seu Twitter, de que o presidente Jair Bolsonaro deveria ‘imitar’ Donald Trump caso ele ‘opte pelo suicídio’. Não achamos que esse tipo de opinião contribua em nada para a análise política do país”.

No entanto, até a presente publicação, o site de Veja continua a manter o blog do Noblat em sua plataforma. Ou seja, tal repudio, sem nenhuma medida efetiva, como o desligamento do blogueiro militante, não passa de cinismo, hipocrisia e covardia.

Ademais, a plataforma digital na qual Noblat escreveu a mensagem, também não dá mostras de que tomará alguma medida. Em síntese, não é o que se fala, mas, quem fala.

Além de propagar inequívoco discurso de ódio, o comunista Ricardo Noblat comete crime, previsto no código penal.

Art. 122. Induzir ou instigar alguém a suicidar-se ou a praticar automutilação ou prestar-lhe auxílio material para que o faça: (Redação dada pela Lei nº 13.968, de 2019)

Pena – reclusão, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos. (Redação dada pela Lei nº 13.968, de 2019“.

Em suma, esse tipo de postura não pode ser tolerado e muito menos aceito. Que a lei seja aplicado contra o velhaco disfarçado de jornalista.

A Veja, se quiser manter o mínimo de respeitabilidade que ainda possui, precisa demitir Ricardo Noblat.

Por Jakson Miranda

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *